Medicamentos
Até custa a acreditar nesta pacificação toda. Cheira-me a esturro
UM ESPAÇO DE LIBERDADE SEM ILUMINADOS E HIPOCRISIAS
A Direcção-Geral do Orçamento (DGO) informou hoje que o défice orçamental do subsector Estado até Agosto aumentou 21,7 por cento, em comparação com idêntico período homólogo de 2004, para 5706 milhões de euros. O agravamento do défice é justificado pela DGO com a execução do Orçamento Rectificativo, aprovado já por este Governo e que originou o pagamento de dívidas da saúde, fornecedores de entidades públicas e encargos do Instituto de Estradas de Portugal, entre outros. A DGO estima que a execução do Orçamento Rectificativo tenha agravado a despesa do Estado em 8,4 por cento. Esta deterioração do saldo orçamental resulta em muito do agravamento do défice corrente em 46,6 por cento até Agosto, face ao mesmo período homólogo de 2004, para 3965,9 milhões de euros. A DGO sublinha que o agravamento foi atenuado pela redução homóloga, em 12,2 por cento, do défice de capital, para 1740,1 milhões de euros.
A edição portuguesa do sexto volume da saga Harry Potter, de J.K. Rowling, será posta à venda em todo o país no dia 15 de Outubro, com uma tiragem inicial de 150.000 exemplares, revelou a editora responsável. De acordo com a Presença, a edição portuguesa intitula-se «Harry Potter e o Príncipe Misterioso» e o preço de venda ao público será de 19 euros. As edições portuguesas dos cinco livros anteriores da saga - que narra as aventuras de um jovem aprendiz de feiticeiro numa escola de magia - venderam, até ao momento; cerca de 1,39 milhões de exemplares. Em Julho, Portugal recebeu a versão inglesa do sexto volume, intitulada «Harry Potter and the Half-Blood Prince». O livro liderou os tops de vendas do país durante várias semanas, transformando-se num êxito imediato. A obra já vendeu mais de dois milhões de exemplares no Reino Unido nas primeiras 24 horas do lançamento.
O líder da organização terrorista Al-Qaeda, Osama bin Laden, está doente e a tentar obter tratamento médico. A informação foi revelada hoje pelo chefe das operações das forças internacionais no Afeganistão, o coronel norte-americano Don Macgraw. «As forças norte-americanas têm informações segundo as quais Bin Laden está a tentar obter tratamento médico», assinalou o oficial, recusando-se a avançar mais pormenores, nomeadamente a doença de que o líder terrorista sofre. Ainda assim, no passado, responsáveis paquistaneses revelaram que Bin Laden sofre de insuficiência renal e efectuava periodicamente diálise enquanto estava sob protecção dos talibãs. Esta é a primeira vez que o exército norte-americano divulga informações sobre Bin Laden desde que perdeu o seu rasto, em Dezembro de 2001, na sequência dos combates nas montanhas de Tora-Bora, na fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão. Segundo o jornal «Al-Hayat», o chefe da CIA, Porter Goss, indicou recentemente que os EUA tinham uma ideia do local onde Bin Laden estaria escondido, contudo, sem mais pormenores.
O presidente da comissão executiva da Portugal Telecom Miguel Horta e Costa, considerou que a operadora continua a apresentar perspectivas atractivas de crescimento embora admita serem precisos mais cortes nos custos, em particular nos postos de trabalho, que deverão ir de 1000 a 1500. "Acredito que os activos do grupo PT continuam a oferecer perspectivas atractivas de crescimento a prazo apesar da actual envolvente estar a ser caracterizada por um aumento de concorrência nos vários mercados e uma crescente pressão regulatória", disse Horta e Costa. "No entanto, penso que ainda há muito a ser feito em termos de corte de custos e racionalização das operações em Portugal e no Brasil", admitiu o gestor, sem avançar mais pormenores. A Portugal Telecom anunciou hoje um lucro de 259 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, menos 32,6 por cento do que no mesmo período do ano passado, mas acima das estimativas dos analistas. A PT justifica a queda no lucro com "o aumento dos custos decorrentes do programa de redução de 406 trabalhadores no negócio fixo", que custou 97 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, contra os quatro milhões de euros gastos no semestre homólogo do ano passado.
O Presidente da República, Jorge Sampaio, solicitou ao Tribunal Constitucional a apreciação da constitucionalidade do diploma do Governo sobre a atribuição de licenças de televisão, que repõe em vigor a legislação de 1988, anunciou hoje o Palácio de Belém. Numa nota enviada aos jornalistas, a Presidência da República refere que, "embora entendendo as razões do Governo", Jorge Sampaio entende que o decreto-lei de 1988, que regula a atribuição de licenças de televisão, "sempre esteve e continua em vigor"."A presente iniciativa do Governo, sendo supérflua, poderia, em contrapartida, padecer de constitucionalidade pelo facto de, no essencial, gerar insegurança jurídica sobre os actos das entendidas que têm de decidir", lê-se na nota. "Numa área tão sensível como esta, entendeu o Presidente da República que não podem persistir no sistema jurídico quaisquer dúvidas de constitucionalidade que de alguma forma ensombrem as decisões a tomar pelos órgãos competentes", acrescenta a Presidência da República.
A BAE Systems, a maior fabricante de armas do Reino Unido, pagou em segredo ao antigo ditador chileno Augusto Pinochet mais de dois milhões de dólares, segundo uma investigação do diário britânico "The Guardian". Os pagamentos começaram em 1997 e continuaram até 30 de Junho de 2004. Depois desta notícia ter sido tornada pública, a AE Systems afirmou o seu empenho na luta contra a corrupção. Parte desse dinheiro, cujas transferências foram seguidas através de documentos bancários dos Estados Unidos, terá sido pago por intermédio de uma sociedade fantasma com sede nas Ilhas Virgens britânicas, utilizada pela BAE para canalizar as suas comissões pela venda de armas.Os pagamentos secretos a grupos vinculados com o general Pinochet aparecem em documentos compilados pelas autoridades chilenas e às quais teve acesso o diário "The Guardian", informa o jornal britânico na sua edição de hoje. Confrontada com a notícia, a empresa limitou-se a publicar um comunicado afirmando que a empresa tem uma política clara no que toca às suas relações com terceiras partes, uma política que os seus funcionários devem cumprir. A BAE Systems afirmou ainda o seu empenho na luta contra a corrupção, sem desmentir nem comentar directamente as acusações do jornal.
O rendimento disponível por habitante na região de Lisboa foi 33 por cento superior à média nacional no período 1995-2002, ascendendo a 9.183 euros por ano por habitante. O rendimento disponível por habitante em Portugal foi de 6.920 euros por habitante e por ano em média nacional em 1995-2002. Apenas o Algarve apresentou também um rendimento disponível por habitante superior à média nacional, ficando 5 por cento acima no período 1995-2002, com um valor médio por habitante e por ano de 7.278 euros. Os Açores tiveram no período em análise um rendimento disponível por habitante de 5.699 euros, 18 por cento inferior à média nacional, o Norte de 5.921 euros (14 por cento abaixo do país), o Alentejo de 6.082 euros (12 por cento menor do que a média), a região Centro de 6.196 (10 por cento inferior) e a Madeira de 6.747 euros, um valor 2 por cento abaixo da média nacional.
O investimento na região de Lisboa cresceu 5,2 por cento ao ano entre 1995 e 2002, bastante abaixo da média nacional, de 8,3 por cento, e o mais baixo crescimento regional.A região Norte apresentou também um crescimento da formação bruta de capital fixo (FBCF, investimento) inferior à média nacional no período 1995-2002, com um acréscimo médio anual de 7,9 por cento.Todas as outras regiões apresentaram no período em análise um aumento médio anual de FBCF a dois dígitos e acima da média nacional: Madeira (15,7 por cento), Alentejo (15,1 por cento), Algarve (13,4 por cento) e Açores (12,7 por cento). No entanto, o investimento efectuado na região de Lisboa representou no período 1995-2002 mais de dois quintos (40,5 por cento) do investimento realizado em Portugal, seguindo-se as regiões Norte (25,5 por cento) e Centro (17,3 por cento). A FBCF no Alentejo representou no período em análise 7,1 por cento do investimento realizado em Portugal, no Algarve 3,6 por cento, na Madeira 3,5 por cento e nos Açores 2,5 por cento.
O grupo RTP regressou aos prejuízos na primeira metade deste ano, com perdas de 15,2 milhões de euros, devido à ausência das receitas extraordinárias, que obteve no mesmo periodo de 2004, anunciou hoje a empresa. No primeiro semestre deste ano, o grupo melhorou os resultados operacionais em 3,2 milhões de euros, passando de 3,3 milhões de euros negativos para 167 mil euros negativos. Esta evolução permite, segundo a empresa, reiterar a previsão de obtenção "do equilíbrio de exploração [na actividade a que a empresa se dedica] no exercício de 2005". Na primeira metade do ano passado, a "holding" RTP apresentou resultados líquidos positivos de 3,7 milhões de euros, graças à venda do antigo edifício da televisão pública na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, que representou uma receita extraordinária de 22 milhões de euros.
O relatório técnico da TAP, que indica qual deverá ser o único avião utilizado pela frota de longo curso da companhia em 2015, refere como preferencial o futuro Airbus A350 - que deverá chegar ao mercado em 2010. Isto em detrimento do Boeing B787, que está a ser desenvolvido pelo construtor norte-americano. Entretanto, já a partir do próximo ano a TAP começa a ir buscar A330 ao mercado (a companhias aéreas e de leasing, por exemplo), tendo como objectivo aumentar o número de aviões da frota de longo curso. Isto porque a oferta de lugares está "esticada ao limite" em algumas rotas, especialmente durante os meses de Verão, como nos casos de São Paulo, Rio de Janeiro ou Nova Iorque. "Em vez de ir buscar mais A310, que são já difíceis de encontrar, a empresa avança de imediato para uma etapa intermédia", indicou uma fonte do sector. Quanto aos seis A310 que estão actualmente ao serviço da companhia - próximos da idade considerada limite para uma operação como a da transportadora, ou seja, dos 20 anos - irão também ser substituídos por A330, de idade mais recente. Já os quatro A340 - que partilham a configuração do A330 e muitas das suas características, embora tenham menor performance - têm cerca de dez anos de idade. Isto significa que poderão permanecer ao serviço até serem substituídos por A350. No máximo em 2015, a frota de longo curso deverá ser composta apenas pelo futuro avião de fabrico europeu. O investimento nos novos A350 deverá ser em leasing financeiro - o que se traduz no pagamento de uma renda mensal, sendo os aparelhos património da empresa. O valor a pagar por cada um - mais elevado do que o A330, que no preço de catálogo se situa em 120 milhões de euros - deverá baixar devido a dois factores. Em termos puramente técnicos, é para já "difícil indicar" se é melhor o aparelho da Airbus ou o da Boeing, aponta Pedro Tito, colaborador do gabinete técnico da Associação Portuguesa de Pilotos de Linha Aérea. "Estamos a falar de aviões que ainda não existem", lembrou, acrescentando que ambos prevêem poupanças de combustível "entre 20 a 25 por cento". A escolha da Airbus será "a mais vantajosa" para a transportadora, refere João Moutinho, especialista em transporte aéreo. Por um lado, não haverá necessidade de um longos processos de formação. Depois, o novo B787 só estará disponível no mercado dentro de três a quatro anos, pelo que até lá a TAP ficaria sem alternativa no caso da Boeing.
A Comissão Europeia anunciou ontem que vai obrigar a companhia de aviação grega Olympic Airlines a devolver ajudas estatais que tem vindo a receber desde 2002 e que podem chegar aos 540 milhões de euros. O executivo comunitário considera que houve violação das regras europeias, não acolhendo os argumentos do Governo grego para justificar as subvenções que têm sido atribuídas à companhia de bandeira do país, a braços com uma situação financeira débil.
Portugal manteve o nono lugar no ranking da Federação Internacional de Futebol (FIFA), relativo a Setembro o qual continua a ser liderado pela selecção do Brasil. Numa classificação para a qual foram considerados 89 jogos de qualificação para o Mundial e quase 40 de carácter particular, a Holanda subiu ao segundo lugar, relegando a Argentina para a terceira posição. A França ganhou três posições e subiu para o sexto lugar, enquanto a Suécia passou do 15.º para o 10.º lugar, regressando ao grupo das 10 primeiras selecções mundiais, depois de uma ausência de nove anos.
A Avenida da Liberdade vai ser alvo de duas lavagens diárias, com o objectivo de perceber qual o impacto dessa acção, que normalmente acontece apenas uma vez por dia, na redução dos índices de poluição decorrentes do tráfego automóvel naquela via. A medida insere-se num estudo, encomendado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo à Universidade Nova de Lisboa, que se debruça sobre a emissão de partículas poluentes inaláveis e já permitiu concluir que a Avenida da Liberdade é a artéria mais poluída de Lisboa e uma das recordistas à escala europeia. Em 2004, os limites de poluição estabelecidos por lei foram ultrapassados em 141 dias naquela avenida, quando o máximo permitido é cerca de quatro vezes menos. Até 21 de Junho deste ano, os dias em que o limite foi excedido já eram 79.