LIBERTAÇÃO

UM ESPAÇO DE LIBERDADE SEM ILUMINADOS E HIPOCRISIAS

quinta-feira, setembro 15, 2005

TAP com novos aviões

O relatório técnico da TAP, que indica qual deverá ser o único avião utilizado pela frota de longo curso da companhia em 2015, refere como preferencial o futuro Airbus A350 - que deverá chegar ao mercado em 2010. Isto em detrimento do Boeing B787, que está a ser desenvolvido pelo construtor norte-americano. Entretanto, já a partir do próximo ano a TAP começa a ir buscar A330 ao mercado (a companhias aéreas e de leasing, por exemplo), tendo como objectivo aumentar o número de aviões da frota de longo curso. Isto porque a oferta de lugares está "esticada ao limite" em algumas rotas, especialmente durante os meses de Verão, como nos casos de São Paulo, Rio de Janeiro ou Nova Iorque. "Em vez de ir buscar mais A310, que são já difíceis de encontrar, a empresa avança de imediato para uma etapa intermédia", indicou uma fonte do sector. Quanto aos seis A310 que estão actualmente ao serviço da companhia - próximos da idade considerada limite para uma operação como a da transportadora, ou seja, dos 20 anos - irão também ser substituídos por A330, de idade mais recente. Já os quatro A340 - que partilham a configuração do A330 e muitas das suas características, embora tenham menor performance - têm cerca de dez anos de idade. Isto significa que poderão permanecer ao serviço até serem substituídos por A350. No máximo em 2015, a frota de longo curso deverá ser composta apenas pelo futuro avião de fabrico europeu. O investimento nos novos A350 deverá ser em leasing financeiro - o que se traduz no pagamento de uma renda mensal, sendo os aparelhos património da empresa. O valor a pagar por cada um - mais elevado do que o A330, que no preço de catálogo se situa em 120 milhões de euros - deverá baixar devido a dois factores. Em termos puramente técnicos, é para já "difícil indicar" se é melhor o aparelho da Airbus ou o da Boeing, aponta Pedro Tito, colaborador do gabinete técnico da Associação Portuguesa de Pilotos de Linha Aérea. "Estamos a falar de aviões que ainda não existem", lembrou, acrescentando que ambos prevêem poupanças de combustível "entre 20 a 25 por cento". A escolha da Airbus será "a mais vantajosa" para a transportadora, refere João Moutinho, especialista em transporte aéreo. Por um lado, não haverá necessidade de um longos processos de formação. Depois, o novo B787 só estará disponível no mercado dentro de três a quatro anos, pelo que até lá a TAP ficaria sem alternativa no caso da Boeing.

CounterData.com

espresso machines
espresso machines Counter