LIBERTAÇÃO

UM ESPAÇO DE LIBERDADE SEM ILUMINADOS E HIPOCRISIAS

quinta-feira, setembro 15, 2005

Cavaco de peito cheio..

O dr. Cavaco, que nem candidato é, anda cada vez mais a gozer com isto (o dr. Jardim que se cuide...) e o dr. Soares que comece a rezar aos anjinhos que lhe valeram na primeira eleição presidencial:
Se as eleições presidenciais fossem hoje, Cavaco Silva seria o preferido dos portugueses. Com 43,8% dos votos, o ex-primeiro-ministro não seria eleito à primeira volta mas ficaria muito à frente de Mário Soares que é escolhido por 20,9% dos entrevistados. Francisco Louçã, o candidato do Bloco de Esquerda, surge em terceiro lugar com 10,7% das preferências. Em último ficaria Jerónimo de Sousa que não consegue reunir mais de 4,3% das escolhas. Pelo menos 20,4% dos inquiridos ainda não fizeram a sua escolha. Na primeira volta, Cavaco tem à direita o seu eleitorado fiel. Pelo menos 88,3% dos eleitores do PSD e 75% dos do CDS/PP prometem votar em Cavaco. Mas à esquerda, o ex-primeiro-ministro também vai buscar alguns votos. 14,4% do eleitorado do PS diz que vai votar em Cavaco logo à primeira. Assim como 8,3% dos que votam Bloco de Esquerda e 3,3% dos comunistas. Mário Soares, logo na primeira volta, tem consigo 52,6% dos eleitores socialistas, mas tem também 33,3% dos que votam CDU e 20,8 do Bloco. À direita, consegue ir buscar votos ao CDS/PP. 12,5% dos eleitores «populares» dizem que vão votar em Mário Soares logo na primeira volta, enquanto que entre os sociais-democratas pouco arrecada: só 2,7%. A Grande Lisboa e o Grande Porto são por Cavaco. Mas é mais o norte que o sul que aposta no ex-primeiro-ministro. Esta sondagem foi realizada pela Intercampus para a TVI entre os dias 5 e 10 de Setembro. A amostra é de 729 entrevistas. O erro de amostragem é de mais ou menos 3,6% com um intervalo de confiança de 95%.
Cavaco Silva também vence na 2ª volta
Com a CDU e o BE fora da corrida, soares tem, ainda assim, dificuldades em segurar o eleitorado de esquerda.Se as eleições chegarem a uma segunda volta, no boletim de voto haverá apenas duas opções. Cavaco ou Soares. Nesse cenário, 50,6 por cento dos eleitores votariam Cavaco Silva, apenas 26,5 por cento dos inquiridos dizem que votariam Soares. 22,9 não sabem ou não respondem.
Agora diferenciando os eleitores segundo a cor política, verificamos que Cavaco segura praticamente todo o eleitorado que habitualmente vota PSD, (87,8% por cento), e segura também 81,2 por cento dos eleitores do CDS/PP. Cavaco Silva que, segundo esta sondagem, até entra bem junto dos portugueses que costumam votar nos partidos de esquerda. 20,9 por cento dos eleitores do PS admitem votar Cavaco para presidente. Uma opção assumida também por 16,7 do eleitorado da CDU e 25 por cento junto dos eleitores do Bloco de Esquerda. Já Mário Soares está longe de conseguir segurar tão bem como cavaco o eleitorado do seu próprio partido. Junto dos portugueses que votam PS. Apenas 58 por cento dizem que votariam no fundador do Partido Socialista.
Num cenário onde a CDU e o Bloco de Esquerda já estariam fora da corrida, ainda assim apenas 50 por cento dos eleitores da CDU admitem votar soares. Uma percentagem que baixa para menos de 40 junto dos eleitorado do Bloco. À direita, os eleitores do PSD mostram que estão mobilizados para votar Cavaco. Apenas 4 por cento admitem escolher soares. Um número que sobe para 12,5 por cento junto dos eleitores do DCS/PP. Esta sondagem foi realizada pela Intercampus para a TVI entre os dias 5 e 10 de Setembro. A amostra é de 729 entrevistas. O erro de amostragem é de mais ou menos 3,6% com um intervalo de confiança de 95% (esta noticia foi divulgada pela TVI em 14 de Setembro)

CounterData.com

espresso machines
espresso machines Counter