LIBERTAÇÃO

UM ESPAÇO DE LIBERDADE SEM ILUMINADOS E HIPOCRISIAS

sábado, outubro 01, 2005

Um ano de Euromilhões em Portugal

O Euromilhões chegou a Portugal faz amanhã um ano e contemplou com o primeiro prémio cinco portugueses. A popularidade do jogo contribuiu também para equilibrar as finanças da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Os vencedores do primeiro prémio em Portugal receberam, no total, 120,5 milhões de euros. O valor mais elevado atribuído a Portugal num sorteio do Euromilhões foi de 43,7 milhões de euros, repartidos por um operário têxtil de Serzedelo e um pasteleiro de Conde S.Martinho, em Guimarães em Novembro de 2004.O mais recente segundo prémio em Portugal saiu a uma sociedade de oito apostadores no dia 23, que recebeu 1,15 milhões de euros com um boletim registado em Castelo Branco.Mais oito países europeus participam neste jogo que chegou a Portugal a 2 de Outubro de 2004. Portugal é o país onde mais se aposta, apesar do lançamento ter coincidido com um período de crise económica.A administradora delegada do Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Lourdes Hill, explica o fenómeno com o facto de países como Espanha, França ou Inglaterra terem uma carteira de jogos mais alargada, incluindo jogos sem impostos. "Portugal tinha uma carteira relativamente estreita, razão por que foi tão grande o estímulo do Euromilhões", afirmou à Lusa em Julho.No final de Julho, um "jackpot" de 113 milhões de euros fez disparar as apostas para um valor recorde, com a Santa Casa a estimar um volume de 38 milhões de euros resultante dos boletins registados.O concurso contribuiu para obras de carácter social. O aumento das receitas dos jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em 24 por cento no ano passado, graças principalmente ao Euromilhões, permitiu o saneamento financeiro da instituição de solidariedade, anunciou em Abril a administração. "Sem as receitas do Euromilhões não teria sido possível aumentar a intervenção", nomeadamente nos projectos de apoio à terceira idade na cidade de Lisboa, lançados em 2004, e "a subida das receitas e saneamento financeiro", declarou a então provedora Maria José Nogueira Pinto na apresentação dos resultados do ano passado.Os resultados de 2004 inscreveram receitas totais de jogos, partilhadas com o Estado, de 1014 milhões de euros.O total de proveitos, de acordo com o mesmo relatório, subiu 46 por cento para 201 milhões de euros, dos quais 125 milhões de euros tiveram origem nos jogos.Em Portugal, em média, cada jogador aposta seis euros, o em termos nacionais resulta numa despesa no Euromilhões de 3,3 euros por pessoa.Até 22 de Julho, os portugueses jogaram no Euromilhões 590 milhões de euros, seguindo-se os franceses, com 573 milhões e os espanhóis, com 530 milhões.Os parceiros de Portugal nesta grande lotaria à escala europeia são Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Áustria, Irlanda, Suíça e Luxemburgo (Publico)

Brasil da porcaria...

O vice-presidente brasileiro, José Alencar, filiou-se esta semana no Partido Municipalista Renovador (PMR), um partido que nasceu ligado à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e conseguiu, em Agosto, o direito de participar nas próximas eleições. Alencar já deixou em aberto uma possível candidatura à Presidência em 2006, mas, até lá - e em caso de impedimento do Presidente Lula - o país poderá ser governado por um elemento do partido que muitos vêem como o braço político da IURD.Apesar das suas ligações à Igreja Universal, a direcção do PMR - que pretende mudar o nome para Partido Republicano - diz contudo que a instituição não está totalmente atrelada à IURD. Um assessor comentou "Os evangélicos tiveram uma participação decisiva na sua organização, mas ficou claro, desde o início, que não seria um partido religioso. É um partido de fé, sim, mas de fé no Brasil, e na sua capacidade de levantar-se, pela acção política, da profunda crise moral em que está prostrado."A IURD usa as emissoras de rádio e os jornais para levar a sua mensagem ao povo brasileiro e conta com a TV Record - a terceira mais vista no país (após a Globo e a SBT) - para difundir a sua fé e propostas. O Brasil tem 513 deputados federais, dos quais 60 são considerados da bancada evangélica. Até ao momento, o PMR conta com um senador - Marcelo Crivella, cuja mulher é parente do líder da IURD, o bispo Edir Macedo - e 12 deputados federais. O líder provisório é Vitor Paulo Araújo dos Santos, da Igreja Universal.Mas o nome de maior peso é mesmo o do vice-presidente, que no último mês tinha sido disputado por vários partidos. Alencar, um industrial milionário de 73 anos, deixou o Partido Liberal (PL) no início de Setembro devido à crise política, quando ficou certo que o partido iria manter Valdemar da Costa Neto na presidência. Este renunciou ao mandato de de-putado para evitar um processo de impugnação, após admitir que o PL tinha recebido dinheiro do saco azul do Partido dos Trabalhadores.Alencar tem apoiado sempre Lula, mostrando-se apenas crítico em relação à política de altas taxas de juros - usada pelo Presidente para conter a inflação (Diário de Notícias de Lisboa)

Cuidado com a gripe das aves

ONU prevê que Mortes possam atingir 150 milhões
Uma nova pandemia de gripe está iminente e, dependendo das medidas de controlo levadas a cabo pelos países, pode causar "entre cinco milhões e 150 milhões de mortes", alertou anteontem o recém-nomeado responsável das Nações Unidas para o combate a uma eventual pandemia de gripe, David Nabarro. O responsável, que falava numa conferência de imprensa a seguir à sua tomada de posse, em Nova Iorque, apelou assim aos governos para tomarem medidas imediatas para controlar a ameaça. "Esperamos que a próxima pandemia de gripe possa ocorrer a qualquer momento e é provável que seja causada por uma mutação do vírus que está actualmente na origem da gripe das aves na Ásia", alertou Nabarro, citado pelas agências. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), só cerca de 40 países de um grupo de 192 nações dispõem de um plano para fazer face a uma pandemia com origem na mutação do vírus aviário H5N1, refere a AFP. "Acredito que o trabalho que fizermos nos próximos meses pode fazer a diferença entre ter uma pandemia de gripe com 150 milhões de mortos ou cinco milhões", acrescentou. A Indonésia pediu ontem ajuda internacional para combater o vírus da gripe das aves. Os casos suspeitos de pessoas infectadas chegaram a ser 63, mas o Ministério da Saúde apenas confirmou cinco vítimas mortais atribuíveis à gripe com origem nas aves. O vírus espalhou-se por 22 das 33 províncias da Indonésia, matando mais de 9,5 milhões de aves domésticas desde 2003. Responsáveis indonésios na área da agricultura queixaram-se da falta de dinheiro para a vacinação e abate de aves em zonas infectadas. "Precisamos de cooperação internacional para combater o vírus", admitiu ontem o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros indonésio, Yuri Thamrin, citado pela Reuters (Publico)

Espantoso: Segredos do conclave revelados por um cardeal não identificado

O cardeal Jorge Mario Bergoglio, da Argentina, foi o segundo nome mais votado pelo conclave que elegeu o Papa Bento XVI, de acordo com alguns segredos ontem revelados por um cardeal, não identificado, na imprensa italiana. Este "diário do conclave", escrito por um dos 115 participantes, será publicado na íntegra pela revista de reflexão política Limes, mas alguns pormenores foram já ontem avançados pelos principais jornais transalpinos. Bergoglio, de 69 anos, jesuíta, e não Carlo Maria Martini (italiano, também jesuíta, apontado na altura como a alternativa a Ratzinger), foi, assim, o único nome claramente "opositor" ao de Joseph Ratzinger, que acabaria eleito: na última das quatro votações, Ratzinger teve 84 votos, enquanto Bergoglio ficou com 26. O cardeal argentino, a fazer fé nos dados do texto agora revelado, tinha já chegado a um máximo de 40 votos. A primeira votação, no dia 18 de Abril, deu 47 votos a Ratzinger, 10 a Bergoglio, nove a Martini e seis ao italiano Camillo Ruini. No segundo escrutínio, na manhã de dia 19, Ratzinger e Bergoglio tiveram 65 e 35 votos, respectivamente. Na vez seguinte, Ratzinger subiu aos 72 e Bergoglio aos 40. Como eram necessários dois terços - 77 votos - para ser eleito, teve que haver um quarto escrutínio, na tarde de 19 de Abril, que acabou por dar a vitória ao cardeal alemão. Aquele que surgiu como hipótese de vir a ser o primeiro Papa latino-americano da história católica é conhecido pela sua segurança doutrinal ligada à abertura em questões sociais e pastorais. Só que, revela o texto, o cardeal argentino terá dado a entender, por pequenos sinais, que não desejava ser eleito, desencorajando os seus apoiantes e deixando-os sem possibilidade de fazer surgir um nome alternativo. Apesar do voto de silêncio que os cardeais fazem antes de entrar no conclave, sob pena de excomunhão - facto que explica o anonimato deste "diário" -, acaba por se saber sempre, através de revelações anónimas, muitos pormenores dos vários conclaves. Público/Afp/Reuters

CounterData.com

espresso machines
espresso machines Counter