LIBERTAÇÃO

UM ESPAÇO DE LIBERDADE SEM ILUMINADOS E HIPOCRISIAS

sábado, março 19, 2005

Somos uma cambada de ricos...pobres

Andam aí uns ricos, lado a lado com uns gatunos, uns que enriqueceram não se percebe como, outros mais sérios que outros, outros ainda que de seriedade nada têm, aos quais se juntam aqueles que "herdaram" de uma velha rica qualquer que vivia lá para as bandas do Polo Norte, todos com a mania que somos um pais de ricos. Quando na realidade não passamos de uma cambada de tesos com vergonha de o assumir. Meditemos no que uma notícia do Expresso nos trouxe há dias: Portugal tem, pelo menos, dois milhões de pobres, mas o economista Rogério Roque Amaro admite que este total possa ter aumentado nos últimos anos, razão porque defende a adopção de soluções que respondam aos diferentes tipos de pobreza. No IV Congresso da Associação Cais «Economia para Todos», que se realiza hoje e terça-feira na Fundação Luso-Americana em Lisboa, Rogério Roque Amaro realçou a «diversidade» da pobreza, que se tem agravado nos últimos anos. De acordo com o economista, actualmente a pobreza atinge com mais incidência os idosos com pensões baixas, os desempregados de longa duração e recorrentes, as famílias monoparentais, as minorias étnicas e os pequenos agricultores. Rogério Roque Amaro referiu-se também à exclusão social em que vivem os idosos em geral, «não só os que possuem pensões baixas», os filhos de pais «viciados» em trabalho, os reclusos, os toxicodependentes, as minorias étnicas e os sem-abrigo. Para minorar os problemas da pobreza e exclusão social, o economista defendeu políticas «diferenciadas» consoante o território e os grupos sociais. Defendeu igualmente uma combinação de políticas sociais e económicas para atacar a pobreza e a exclusão social, lembrando que as políticas não podem mudar conforme o ciclo político. No entender do presidente da Associação Cais, Pedro Pais de Almeida, quanto mais o país se vai desenvolvendo, maior é o fosso entre os pobres e excluídos e a restante população. Além da revista «Cais», vendida pelos sem-abrigo, a Associação está a desenvolver o projecto «Ponte Digital», que consiste na possibilidade de a população alvo aceder às tecnologias de informação, para que se sinta menos excluída e possa ter acesso a um emprego. Também no Congresso, o Presidente da República, Jorge Sampaio, questionou o destino dos fundos estruturais que Portugal foi recebendo desde que integrou a União Europeia. Porque «não há portugueses dispensáveis», o chefe de Estado pediu uma maior ligação das associações que lidam com a pobreza e excluídos sociais".(http://online.expresso.clix.pt/interior/default.asp?id=24750132&wcomm=true#comentarios).

Oh mulher, cala a matraca...

Ressuscitou a cavaquista. Aquela que foi a mais desgraça do PSD - enquanto ministra das finanças - graças a uma política orçamental feita à custa da penalização das famílias e dos portugueses, foi hoje à Madeira perorar (ou falar demais). Disse o que lhe apeteceu, mas fazia um favor imenso ao Pais e aos Portugueses se fechasse a matraca, porque ela não deixou saudades a ninguém. Pelo contrário, não foi chacinada porque somos um povo pacifico e de brandos costumes: Manuela Ferreira Leite admitiu hoje concordar com o programa do Governo "em termos de ideias", mas considerou ser cedo para fazer uma avaliação mais rigorosa sobre as propostas do novo Executivo, dando o "benefício da dúvida" à equipa de José Sócrates. "Em termos de ideias, provavelmente estamos todos de acordo, o problema, depois, é como se executa", afirmou a ex-ministra das Finanças social-democrata, à margem de uma conferência subordinada ao tema "Política Macro-Económica: Da Teoria à Aplicação", no Funchal.Ferreira Leite considerou, contudo, ser ainda "muito cedo" para uma avaliação mais rigorosa do Governo liderado por José Sócrates. "O Governo praticamente ainda não começou a governar e acho que, nós, temos, todos, que dar o benefício da dúvida", sublinhou.A antiga responsável pelas Finanças disse ainda que Portugal não pode esperar mais pela saída da crise económica e questionada se o Governo do PS será capaz de vencer esse desafio respondeu: "não sei se acredito".
Oh filha, vai à tua vida e deixa-nos em paz!

Orçamento rectificativo = Hora da Verdade

A hora da verdade será o orçamento rectificativo. Segundo o Expresso de hoje, "O Governo vai apresentar em breve na Assembleia da República uma proposta de Orçamento Rectificativo para 2005, medida que está prevista no programa do executivo, afirmou hoje à agência Lusa um ministro da equipa de José Sócrates. De acordo com o mesmo membro do Governo, «embora ainda não esteja previsto o calendário para a entrega do Orçamento Rectificativo no Parlamento, é um dado seguro que o executivo avançará com a proposta». «No programa eleitoral, não estava preto no branco o objectivo de apresentarmos um Orçamento Rectificativo, mas agora está», acrescentou o ministro. No Programa do Governo, entregue quinta-feira na Assembleia da República, faz-se uma referência objectiva à apresentação de um Orçamento Rectificativo para 2005 no sub-capítulo dedicado às finanças públicas. «Os trabalhos de preparação da actualização do Programa de Estabilidade e Crescimento, e a sua discussão na Assembleia da República, permitirão definir uma política orçamental num quadro apropriado de médio prazo. Este quadro estabelecerá as linhas adequadas de enquadramento para a proposta de lei de alteração orçamental para 2005 e para a elaboração do Orçamento do Estado para 2006», refere o documento. Em matéria de política financeira, o Governo socialista tem também entre as suas principais medidas a realização de uma auditoria financeira às contas do Estado, tal como aconteceu em 2002, quando o executivo de coligação PSD/CDS-PP entrou em funções.
A auditoria às contas do Estado deverá ser presidida pelo governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio"
(
http://online.expresso.clix.pt/1pagina/artigo.asp?id=24750212)., Confesso que tenho uma fezada neste orçamento suplementar para que os portugueses começem a ver o embuste em que nos atiraram. Mas vão merecer andar uns tempos com a corda na garganta. Porque já tinham idade e mais de trinta anos de democracia para saberem que a maioria absoluta nunca se da a ninguém sozinho.

O gajo passou-se

Definitivamente o gajo passou-se. Eu pensava que andava nisto por causa do dinheiro dado que nem casa própria tem. Mas afinal admito que seja vítima de uma doença do foro interno, porventura por não ter grande coisa naquela cabeça. Diz o Expresso: «DEVE ser candidato quem estiver melhor colocado», diz Santana Lopes ao EXPRESSO, adiantando que ele e Carmona Rodrigues vão andar a partir de agora lado a lado, avançando aquele que tiver mais hipóteses de vencer as eleições em Lisboa. Esta será, de resto, a substância de um acordo selado entre os dois homens. Reconhecendo que o mais bem posicionado neste momento para ganhar é Carmona Rodrigues, pelo que «o mais normal» será ele avançar, Santana prefere, no entanto, não se afastar já da corrida".
Que bobo da corte versão século XXI é este...

Diga lá J Sampaio

Diga-la lá Jota Sampaio quem vai pedir desculpa a mais um emigrante português assassinado na Africa do Sul? Será que o Presidente português vcai, finalmente, pedir que a Africa do Sul comece a agir como deve e de forma exemplar? Mais do que andar a pedir desculpa aos imigrantes que por cá ficam sem trabalho recorrenedo por isso ao gamanço, há que ter a decência de falar alto quando os momentos exigem. Este é um deles:
"A polícia sul-africana encontrou hoje o corpo de um comerciante de origem madeirense que se julga ter sido baleado mortalmente na noite de ontem em City Deep, uma zona do sul de Joanesburgo. João Gabriel Rodrigues, 44 anos, nascido no concelho de Porto Moniz, ilha da Madeira, telefonou ontem à noite a um amigo, quando um número indeterminado de homens armados o assaltou.O amigo, que pediu o anonimato, apercebeu-se de que João Rodrigues estava em apuros, tendo ouvido vozes que exigiam, com insistência, dinheiro, para além de ruídos que davam a entender um confronto físico.A chamada acabaria por ser cortada e o amigo da vítima alertou de imediato um irmão de João Rodrigues, que até cerca das 02h00 de hoje percorreu a zona sul da cidade onde calculava que o irmão se encontrava à hora em que o telefonema de socorro foi feito.Manuel Rodrigues recorreu então às autoridades, que iniciaram logo a seguir uma "caça ao homem", tentando, com a ajuda de familiares e amigos, reconstituir as últimas horas do desaparecido.No entanto, só durante o dia de hoje a polícia encontrou o corpo, que estava no interior da viatura do emigrante português, escondido numa zona deserta.Segundo o irmão da vítima, vários bens pessoais de João Rodrigues tinham desaparecido, entre os quais uma arma, o telemóvel e cartões de crédito. O emigrante português terá sido atingido por, pelo menos, quatro balas.Trata-se do quinto emigrante português assassinado desde o início do ano na África do Sul". (http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1218587&idCanal=95)
Pedir desculpa!!!! Esteja mas é calado e não se meta onde não é chamado

M... na Bombardier? Não, apenas caganço governamental

Dizia eu que ia haver merda na Bombarbider! Nada disso. O que houve foi o primeiro exemplo - que tenho a certeza de muitos - do que será o caganço do governo socialista. Respondeu positivamente aos deputados do PC e do Bloco e aos trabalhadores sindicalistas (afectos ao PCP)que se manifestam nas televisões contra a presença da policia que nunca interveio. Foi o que se viu (in Publico de hoje): O Ministério da Administração Interna ordenou a retirada dos elementos da polícia de intervenção da fábrica da Bombardier na Amadora. Os agentes vigiavam, desde esta manhã, cerca de 30 ex-trabalhadores que impediam a saída de material da unidade. Esta manhã, trabalhadores entraram nas instalações da fábrica da Amadora, com a polícia, para começar o desmantelamento e retirada de equipamento da secção de robótica, perante a indignação de um grupo de ex-trabalhadores da Bombardier.Cerca de 30 ex-trabalhadores, que estão há duas semanas em vigília junto à fábrica para evitar a saída de material, não conseguiram impedir a entrada dos técnicos, devido à intervenção da polícia.De acordo com António Tremoço, do Sindicato dos Metalúrgicos, em declarações à Lusa, oa antigos trabalhadores vão manter-se no local durante a noite, para impedir a passagem de camiões que, eventualmente, queiram ir buscar à fábrica a maquinaria desmontada. O sindicalista indica que dentro da empresa continuam seis trabalhadores a desmontar maquinaria.
Assim sim, temos a porcaria de um governo socialista, forte e que não decide em função de telejornais. Viva Socrates, viva Costa.

Bombardier: vai haver merda da grossa

Os rufias socialistas andaram meses a alinham com comunas e "vincondes" do Bloco na defesa dos trabalhadores e sobrevivência da fabrica da Bombardier na Amadora - sem que nenhuma solução concreta tivessem proposto. Agora as coisas começam a aquecer e prometem merda da grossa: O Governo manifestou-se hoje surpreendido e desagradado com a decisão da Bombardier de iniciar a retirada de material da fábrica da Amadora, depois de já estar marcada uma reunião com a administração da multinacional canadiana para quarta-feira. Em comunicado, citado pela Lusa, o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações sublinha que manifestou "o seu forte desagrado junto do administrador delegado da Bombardier", mas que este sustentou "não ter poderes para inverter a situação criada". Sublinhando que a situação "não pode deixar de afectar a credibilidade e a boa fé da empresa no âmbito do processo negocial", o ministério salienta que a Bombardier não apresentou propostas concretas e aceitáveis de aluguer ou venda do complexo produtivo (in Publico).
O que dirão os trabalhadores? Vão manifestar-se- frente aos luxosos apartamentos de Socrates e de Louça, em Lisboa, descansadinhos da vida este fim-de-semana e borrifando-se para o que vai acontecer-lhes? Ou ainda vão dizer que a culpa de tudo isto é do Salazar?...

E agora Mariano Barreto ? II

Ontem até parecia que estavamos a adivinhar e o Maritimo nem tinha perdido com o Guimaraes. O que me surpreende no meio de tudo isto é que poucos sabiam que Mariano ainda faz parte dos quadros da Casa Pia, embora estando de licença. Sem mais comentários, a notícia de hoje do Publico:
"Mariano Barreto admite processar Catalina Pestana 19.03.2005 - 18h08 Lusa
O treinador de futebol do Marítimo demissionário, Mariano Barreto, admite processar judicialmente Catalina Pestana devido às declarações da provedora da Casa Pia que o envolvem no alegado abuso sexual de um antigo aluno da instituição.
"Não vai restar outra solução...", afirmou Mariano Barreto, quando questionado pela RTPN sobre qual seria a sua próxima decisão, depois de abandonar o comando técnico da turma madeirense, oitava classificada da SuperLiga.Barreto explicou que a demissão de treinador do Marítimo teve por base a necessidade de "ter tempo" para ir "a Lisboa obrigar as 'pessoas' a rectificarem ou, se assim o entenderem, provarem essas afirmações".Durante a sessão de ontem do julgamento do caso Casa Pia, que decorre em Lisboa, Catalina Pestana terá envolvido o técnico num conjunto de nomes de pessoas que alegadamente abusaram sexualmente de um antigo aluno do Colégio Nuno Álvares.O técnico revelou ainda pertencer aos "quadros da Casa Pia", embora "com licença", e estranhou o facto de Catalina Pestana - que, tal como ele, foi docente na instituição - "não se ter apercebido de nada" relativamente a alegados abusos de menores.O ex-treinador do Marítimo sublinhou ter "muito orgulho em ter trabalhado" para a Casa Pia e disse que "merecia algum respeito", pelos anos em que desempenhou funções na instituição, nomeadamente como "coordenador pedagógico" e "professor de futebol".

CounterData.com

espresso machines
espresso machines Counter