LIBERTAÇÃO

UM ESPAÇO DE LIBERDADE SEM ILUMINADOS E HIPOCRISIAS

domingo, outubro 30, 2005

Cuba nega ter dado US$ 3 milhões a Lula

O governo cubano negou "categoricamente" a denúncia de VEJA de que a campanha vitoriosa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002 recebeu 3 milhões de dólares de Fidel Castro. Em nota, o embaixador de Cuba no Brasil, Pedro Núñez Mosquera, chama de "calúnias" as acusações.
"O governo nega categoricamente estas calúnias, confirma que jamais interferiu nos assuntos internos desta nação irmã e responsabiliza totalmente os agressivos planos do imperialismo contra Cuba e contra Lula por esta manobra propagandística", diz Mosquera. "Os que orquestram esta campanha de mentiras contra Cuba e contra o governo brasileiro buscam afetar as relações bilaterais entre nossos dois países, caracterizadas pelo diálogo fraternal, o respeito mútuo e a não ingerência nos assuntos internos de nossas nações."
Ainda segundo o embaixador, o que Cuba ofereceu ao Brasil "de maneira totalmente gratuita, e o que realmente molesta os inimigos de ambos os países", foi a "possibilidade de operar diariamente a visita de não menos do que cem brasileiros, como parte da chamada Operação Milagre, cujo tratamento, hospedagem e transporte aéreo seriam assumidos por Cuba". Mosquera acrescentou que o governo cubano também ofereceu oportunidades de especialização em oftalmologia a brasileiros graduados na Escola Latino-Americana de Ciências Médicas, de Havana, o aporte de especialistas cubanos e a doação de um "centro oftalmológico equipado com a mais alta tecnologia", que permitiria ao Brasil realizar até 100.000 cirurgias gratuitas anualmente.
Mosquera diz ainda que as acusações, "no contexto de uma visita do presidente dos Estados Unidos ao Brasil, tentam desviar a atenção da cada vez mais complexa realidade que vive George W. Bush, acossado pelas investigações de corrupção de importantes líderes de seu próprio partido". "Mentem descaradamente, pretendem obstaculizar os planos cada vez mais amplos de cooperação entre nossos dois países e, especialmente, tentam afetar a implementação da Operação Milagre no Brasil", fializou o embaixador.

CounterData.com

espresso machines
espresso machines Counter