LIBERTAÇÃO

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quarta-feira, agosto 31, 2005

atencao: Listas francesa e belga colocam 14 companhias aéreas na lista negra

Tome nota desta noticia e do nome das companhias:
A França e a Bélgica divulgaram as listas negras das companhias aéreas que estão proibidas de voar nos seus territórios, contabilizando no total 14 transportadoras interditas. A lista francesa, publicada, no site da Direcção- Geral de Aviação Civil, inclui cinco companhias aéreas de transporte de passageiros, enquanto a belga é composta por oito empresas de carga. O Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), a autoridade aeronáutica nacional, garante que apenas uma destas companhias opera em Portugal -as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) -, mas assegura que, neste caso, a responsabilidade operacional dos voos é da Air Luxor. As restantes transportadoras interditas pela França desde 2001 são a Air Koryo (Coreia do Norte-Abril 2001), a Air Saint Thomas (Estados Unidos-Março 2004); a International Air Services (Libéria-Abril 2004), a Transairways (fretada pela LAM) e a Phuket Airlines (Tailândia-Junho 2005). A lista belga, divulgada no site do Ministério dos Transportes, refere a Africa Lines (República Central Africana), Air Memphis (Egipto), Air Van Airlines (Arménia), Central Air Express (República Democrática do Congo), I.C.T.T.P.W. (Líbia), International Air Tours Ltd. (Nigéria), Johnsons Air Ltd. (Gana), Silverback Cargo Freighters (Ruanda) and South Airlines (Ucrânia). "Esta lista também tem o mérito, esperamos, de orientar o caminho europeu para que tenhamos uma lista negra europeia o mais rápido possível", afirmou ontem Maxime Coffin, director da autoridade aeronáutica francesa. "Acreditamos que a publicação é um aviso para outras companhias que não tem sido suficientemente rigorosas, e lhes mostra que se não tomarem os passos devidos, um dia também poderão ser banidas", acrescentou. Apesar de salientar os méritos da lista, Coffin também reconheceu as suas limitações: "Infelizmente pôr esta ou outra companhia na lista não é suficiente para prevenir os acidentes." Nenhuma das companhias interditas esteve envolvidas nos quatro desastres fatais que mataram em Agosto mais de 330 pessoas. De fora ficaram ainda a companhia privada turca Fly Air, que viu este fim-de-semana um dos seus aviões ser imobilizado durante umas horas num aeroporto de Paris devido ao estado do aparelho, e a companhia turca Onur Air interdita de voar, desde a Primavera, por vários países. A LAM, proibida de voar em França desde Dezembro de 2004, continua a operar em Portugal. "A companhia moçambicana voa no nosso país com um avião da Air Luxor que é a responsável operacional do aparelho. A LAM é apenas a responsável comercial", adiantou ao PÚBLICO Sílvia Andrez, porta-voz do INAC. A assessora adiantou ainda que Portugal faz parte do programa SAFA (Safety Assessments of Foreigner Aircraft), um sistema de segurança europeu, que possui uma lista negra confidencial de aparelhos interditos. "Quando um avião pede autorização para voar em Portugal identifica-se e é conferido se faz parte desta lista", precisou. Sílvia Andrez lembrou que ainda não há critérios uniformes para a criação deste tipo de lista e que, para já, Portugal não vai publicar nenhuma. O assunto tem sido discutido no seio da União Europeia(UE), porque os 25 Estados-membros não se entendem quanto à escolha dos requisitos que deverão servir de base à lista negra europeia. A próxina reunião está agendada para 8 de Setembro. Na passada sexta-feira, a Comissão Europeia disse esperar que a lista esteja pronta dentro de seis meses.

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