LIBERTAÇÃO

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terça-feira, setembro 27, 2005

Perdemos tudo...

O acordo alcançado entre a direcção da Volkswagen e os sindicatos alemães levou a que a Autoeuropa de Palmela fosse preterida na construção do novo todo-o-terreno compacto Marrakesh, em favor da fábrica do grupo em Wolfsburgo, Alemanha, anunciou hoje o director Wolfgang Bernhard. A direcção do grupo e os sindicatos alemães chegaram à acordo, nas negociações realizadas segunda-feira à noite, em baixar os custos de produção do Marrakesh na fábrica de Wolfsburg, o que terá sido determinante para a decisão. «Estamos contentes com o entendimento entre a empresa e os sindicatos sobre a redução dos custos de produção em cerca de 850 euros por unidade», disse hoje em comunicado o director da Volkswagen, Wolfgang Bernhard. Em finais de Agosto, o director executivo da Volkswagen, Wolfgang Bernhard, exigiu que os custos de produção previstos para o Marrakesh fossem reduzidos em cerca de mil euros por unidade. Caso contrário, o carro seria fabricado em Palmela, e não em Wolfsburg, como estava inicialmente previsto num acordo feito em finais de 2004 entre a Volkswagen e os representantes dos trabalhadores. Bernhard deu então um prazo até 26 de Setembro, ao conselho de empresa da Volkswagen, órgão em que está representado o Sindicato Alemão dos Metalúrgicos (IG Metall) e a Comissão de Trabalhadores, para negociar um acordo. Em causa estavam cerca de mil postos de trabalho na fábrica-mãe da Volkswagen, em Wolfsburgo, que tem cerca de 50 mil trabalhadores. A decisão sobre o Marrakesh é também considerada pelos observadores um indício importante sobre o destino das várias fábricas da Volkswagen na Alemanha, que empregam, ao todo, 100 mil trabalhadores. Bernhard, que foi contratado já este ano pela Volkswagen, anunciou entretanto que o quarto maior fabricante automóvel do mundo terá de poupar pelo menos mil milhões de euros até 2008, para ser rentável. No caso do Marrakesh, que tem a mesma plataforma mecânica do Golf, a administração pretende adoptar um modelo de produção semelhante ao já utilizado para o Touran. O modelo Touran é fabricado pelos 3700 trabalhadores da 5000 SARL, uma sociedade que pertence à Volkswagen, mas onde os operários ganham cerca de 20 por cento menos do que os que têm contrato com a firma-mãe. Bernhard já tinha conseguido, através de várias medidas de racionalização, reduzir em dois mil euros os custos de produção por unidade do Marrakesh. O novo director executivo considerou, no entanto, os cortes financeiros insuficientes, depois de obter um estudo comparativo em que a produção do futuro SUV em Palmela se revelava cerca de mil euros mais barata do que em Wolfsburg, e obrigou o conselho de empresa a sentar-se de novo à mesa das negociações (Expresso online)

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